quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Faça um resumo do que você aprendeu sobre a Independência do Brasil

18 comentários:

  1. Bom Dia!

    Espero que realizem este exercício com bastante entusiasmo, não esqueçam de postar o NOME, a SÉRIE e a TURMA.

    abraço.

    ResponderExcluir
  2. nos aprendemos que antes de dom pedro gritar "independencia ou morte" ouve um grande processo.
    ocorreram muitas revoltas pela libertaçao do Brasil.

    dupla:Ana Rebeca. e
    Rozana Oliveira.
    n:05 e 32. 8:b

    ResponderExcluir
  3. Nome: Tércio Luís
    Nome: Mateus Araújo
    Série: 8º ano B

    Nós aprendemos que tudo começou com a fuga da Família Real Portuguesa com medo do ataque de Napoleão, que fechou o principal comércio de Portugal e Inglaterra.
    A Família Real fugiu com a derrota para o Brasil. Mas acontece que eles gostaram e se adaptaram ao Brasil, e não queriam mais voltar.
    A Assembleia de Portugal decidiram que se o rei não voltasse perderia poderes entre o povo. O rei, com medo, voltou. Mas deixou seu filho
    D. Pedro I aqui no Brasil. Ele recebeu cartas com ameaças se não voltasse, mas ele ficou. No dia 1º de Agosto, considerou as tropas de Portugal inimigas dos brasileiros. Com as suas marcantes palavras: "Independência ou Morte" conseguiu o reconhecimento primeiro dos Estados Unidos da América, e depois do México. Para que o Brasil se tornar-se independente de Portugal, ele exigiu uma cláusula de 2 milhões de Libras. O Brasil não tinha esse dinheiro, então, os brasileiros tiveram que pedir emprestado dinheiro à Inglaterra. Então, no dia 7 de setembro de 1822, o brasil se tornou independente.

    ResponderExcluir
  4. dupla:hevila maria,rebeca bessa
    serie:8ª B

    entendemos que não foi sò D.Pedro chegar
    ao Brasil e dizer INDEPÊDENCIA OU MORTE,
    Precisou que o Brasil passase por uma serie
    de acomtecimentos para que ouvesse
    a Idepêndecia do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Dupla: Manoel n° 23
    Mateus Bernardo n° 11

    Série: 8° ano B
    Nós entendemos que o Brasil queria se tornar um país independente mais o Brasil só se tornou independente só na forma política, precisava-se de muitas coisas emprestadas ainda de outros países como: a Inglaterra emprestou dinheiro para o Brasil.

    ResponderExcluir
  6. eu entende que Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

    nome: daniel rodrigues n:07 8ºano b

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. marcio, joao paulo 8ª B
    entendemos que :
    Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga". De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.

    A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.

    ResponderExcluir
  9. No final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.
    Monumento à independência, no Parque da Independência, em São Paulo, o local onde foi proclamada a independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  10. dupla:camila da paz;vitoria trajano.8 ano b
    os islides mostraram um pouco sobre a historia de d.pedro
    nos entedemos a invasao das tropas de napoleao a portugal,e que ele foi derrotado. e sobre a independencia do brasil o primeiro pais areconhencer a independencia do brasil foi os estados unidos e que mesmo assima bestrutura agraria continuou a mesma

    ResponderExcluir
  11. nome:jose igor freire de oliveira
    nome:johnathan andrade pinheiro
    Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

    Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

    ResponderExcluir
  12. wendell nº38 e aurenives nº10
    manha 8 B


    tudo começou quando napoleão decidiu invadir portugal sabendendo disso a familia real de portugal foge pra um lugar bem longe onde eles podem se escoder tranquilos o brasil...

    ResponderExcluir
  13. 8 ano B
    Nome:Lara Dias Lima N:20
    Marília da Silva Costa N:25

    Nós entendemos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

    ResponderExcluir
  14. Dupla: Kamyla e karine 8º ano B

    Nós entendemos que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.

    ResponderExcluir
  15. jean.humberto 8 ano b nos entendemos que a independecia do brasil durou acontecer por causa de portugal que usou
    o brasil como colonia a primera vez que portugal fugiu para brasil foi quando NAPOLEAO BONAPARTE atacou portugal
    com o tempo portugal retornou

    ResponderExcluir
  16. thais e camila 8 ano b entendemos muitas coisas

    ResponderExcluir
  17. Nós entendemos qe a guerra comecou com a fuga dos Portugueses,pois eles estavam com medo dos ataque de Napoleão qe fechou o principal comecio de Portugal e Inglaterra ...
    Para qe o Brasil se tornar-se indenpendente de Portugal ele exigiu uma claúsugla de 2 milhoes de libra. O Brasil não tinha esse dinheiro , entao os brasileiros tiveram q pedir....
    enfim ele gritou " INDEPENDENCIA OU MORTE "

    NOME:DAYANE 08 . Raisa 29
    8 B

    ResponderExcluir